Abraçe o que o faz,

Sorrir.

Oclusão

A oclusão é a área da Medicina Dentária responsável pelo estudo das relações de contato entre as arcadas dentárias e a sua atuação recai sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento tanto das alterações relacionadas com a engrenagem incorreta dos dentes (má oclusão) como das disfunções nas articulações que unem a mandíbula ao crânio – articulações temporomandibulares (ATM’s).

A ATM, articulação bilateral que une a mandíbula ao crânio, pode ser palpada na região anterior ao ouvido durante os movimentos mandibulares como por exemplo a fala, a deglutição e a mastigação. É uma das articulações mais complexas do corpo humano e é composta por diversas estruturas entre as quais se destaca o disco articular (semelhante ao menisco do joelho) que age como um amortecedor entre o crânio e o côndilo da mandíbula durante os movimentos.

A correta engrenagem dentária é essencial para a estabilidade do disco na ATM. Assim sendo, a presença de má oclusão é muitas vezes a causa de disfunções nestas articulações. Para além disso, a disfunção da ATM pode estar também relacionada com hábitos comuns, tais como apertar/ranger os dentes ou bruxismo, morder objetos, roer unhas e uma postura incorreta da cabeça durante o sono. Fatores como o stress, a depressão e a ansiedade podem também contribuir indiretamente para agravar este tipo de patologia.

Algumas destas alterações manifestam-se sob a forma de dor na face, cansaço dos músculos da face, estalidos/dor na articulação ou dificuldade nos movimentos mandibulares (abertura, fecho e/ou desvios laterais).

É essencial a avaliação da existência de um equilíbrio dinâmico entre as estruturas do sistema mastigatório e avaliar tanto a morfologia como a funcionalidade dos seus componentes de forma a intervir rapidamente quando necessário, e evitar a evolução de patologias redutoras da qualidade de vida.

VOLTAR AO INÍCIO