Abraçe o que o faz,

Sorrir.

Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária responsável pelo diagnóstico, prevenção, interceção e correção das anomalias de posição dos dentes entre si e com os maxilares.

O mau posicionamento dentário ou má-oclusão resulta de fatores hereditários, fatores ambientais ou da combinação de ambos. De uma forma geral pode-se considerar a má oclusão como o resultado de uma interação de vários fatores (gerais e locais) que influenciam o crescimento e desenvolvimento facial individual.

A primeira consulta de ortodontia deve ser feita por volta dos 12 meses de idade a fim de analisar e acompanhar o desenvolvimento das estruturas dento-faciais e intervir desde cedo em situações de anomalia.

O tratamento ortodôntico é essencial para melhorar a função mastigatória, a saúde oral e a estética individual que para além de um aumento da auto-estima pode ser determinante para a integração social principalmente durante a juventude.

Arcadas dentárias corretamente engrenadas contribuem para uma melhor mastigação. De igual forma, a higienização muitas vezes dificultada por dentes tortos ou apinhados passa a ser facilitada com o alinhamento dentário reduzindo assim a incidência de cáries e doenças periodontais.

Os tratamentos em ortodontia requerem o recurso a aparelhagem fixa ou removível, intra ou extra-oral especifíca para cada situação particular. Através de forças ortodônticas (sobre os dentes) e/ou ortopédicas (sobre os ossos) estes aparelhos conseguem resolver as deformidades dento-faciais e oferecer a estética e função requerida. No entanto, nos casos de anomalias mais severas é necessário um tratamento combinado ortodôntico-cirúrgico (TOCO) para obter resultados satisfatórios.

A colaboração do paciente é fundamental tanto durante o decurso do tratamento como na estabilidade do mesmo ao longo do tempo. O cumprimento das indicações do ortodontista, a manutenção de uma cuidadosa higiene oral e a assiduidade às consultas são essenciais para o sucesso do tratamento.

Mais informações em:

http://www.rodrigocapelas.com

VOLTAR AO INÍCIO