Dentes do Siso: Tudo o que precisa saber!

Perguntas mais Frequentes | Dúvidas sobre dentes do siso

 

O que são os dentes do siso?

Os dentes do siso são os terceiros e últimos molares a erupcionar na arcada dentária, aparecendo geralmente entre os 17 e os 25 anos de idade.

Em alguns casos, a extração dos dentes de siso é indicada a fim de evitar problemas; a falta de espaço para a sua erupção levando ao mau posicionamento e consequentes dificuldades de higiene, inflamação dos tecidos circundantes ou mesmo na articulação temporo-mandibular poderão ser algumas das consequências.

 

Quanto dentes do siso é possível ter?

Normalmente existem quatro dentes do siso que podem ou não erupcionar na arcada dentária. Quando não erupcionam são denominados dentes inclusos, circunstância que muitas vezes levanta dúvidas no paciente por visualizarem uns dentes e outros não.

Poderá acontecer também o dente do siso nem sequer existir, o que chamamos de agenesia do dente do siso. Esta circunstância é detetada em consulta através da realização de um exame radiográfico.

 

É possível ter mais do que quatro dentes do siso?

Apesar de não ser muito comum, sim é possível; são os denominados dentes supranumerários ou dentes do siso extra. Se existir indicação clínica e radiográfica de que estes não estão posicionados correctamente na arcada ou estão a comprometer as estruturas vizinhas, a solução poderá ser a sua extração de forma a prevenir problemas que possam causar.

 

Os dentes do siso provocam sempre dor quando nascem?

Por serem os últimos dentes a erupcionar muitas vezes não existe espaço disponível na arcada dentaria para o seu correcto posicionamento o que leva a que, durante o período eruptivo, possa haver um aumento de pressão, inflamação das estruturas circundantes e muitas vezes dor local e/ou irradiada.

 

Como é feita a extração do dente do siso?

A extração dos dentes do siso é um procedimento cirúrgico geralmente feito sob anestesia local. Em algumas situações devidamente avaliadas poderá optar-se pela sua realização com sedação ou mesmo anestesia geral.

É imprescindível uma correta avaliação clínica e dos respetivos exames complementares de diagnóstico como ortopantomografia e/ou CBCT/TAC prévia à sua realização.

VOLTAR LISTA

MAIS INOVAÇÕES

Facetas Dentárias em Cerâmica

As facetas em porcelana são uma alternativa de tratamento minimamente invasiva, que restaura e melhora a aparência, formato, harmonia e cor dos dentes, com excelentes resultados estéticos.

LER MAIS

Medicina Dentária Integrativa e Biológica

A Medicina Dentária Integrativa e Biológica é uma abordagem inovadora que combina os princípios da medicina tradicional com métodos holísticos e avanços científicos para promover a saúde oral e geral. Esta abordagem coloca um forte foco na prevenção, tratamento e manutenção da saúde oral através de métodos naturais e minimamente invasivos, visando não só a saúde dos dentes e gengivas, mas também o bem-estar global do paciente.

LER MAIS

Digital Smile Design

O Digital Smile Design é uma ferramenta que nos permite melhorar o planeamento estético e desenho do sorriso, ao mesmo tempo que possibilita que o paciente participe também na concepção do seu próprio sorriso!

LER MAIS