Grávidas e Saúde Oral – Mitos e Verdadades

Durante a gravidez, a mulher precisa estar atenta à sua saúde e à do bebé.. Além de acompanhamento médico obstetrício e exames tradicionais, é essencial fazer visitas periódicas ao médico-dentista.

Alguns mitos e verdades sobre a saúde oral da grávida:

 

A gravidez torna os dentes mais fracos? MITO

A gravidez, por si só, não enfraquece a estrutura dentária. No entanto, o que por vezes acontece é que no primeiro trimestre de gestação, 70 a 85% das grávidas, apresentam náuseas e vómitos, que podem levar à erosão dentária e à descalcificação do esmalte, devido ao contato dos dentes com o suco gástrico que tem elevada acidez.

 

Durante a gravidez os dentes enfraquecem porque há perda de cálcio para o bebé? MITO

No decorrer da gravidez, a mãe fornece de facto cálcio à criança. Contudo, o cálcio que é fornecido ao bebé é adquirido pela grávida através da alimentação ou de suplementos. O cálcio que está presente nas estruturas dentárias é estável, calcificado e está indisponível para circular na corrente sanguínea. Daí a impossibilidade do bebé “roubar” cálcio dentário à mãe.

 

Durante a gravidez, há um maior sangramento das gengivas?  VERDADE

Em média de 60 a 70% das mulheres apresentam gengivite durante a gravidez. Esse distúrbio das gengivas é provocado pelo aumento dos níveis hormonais, que promovem a dilatação de vasos sanguíneos e podem causar uma resposta inflamatória nos tecidos gengivais, aumentando o risco de lesões na zona.

 

As grávidas não podem realizar tratamentos dentários? MITO

Uma grande barreira encontrada pelas gestantes é a crença de que as grávidas não podem realizar tratamentos dentários. Não só podem, como devem ir ao médico-dentista durante a gravidez. A gestante deve receber informação e protocolos personalizados de higiene oral, sessões de limpeza e orientações sobre a saúde do bebé e cuidados com a higiene da boca da criança após o nascimento. Convém lembrar que existem formas seguras para prestar uma assistência de qualidade à gestante. Já para as consultas de urgência, motivadas por dor, infeção ou outra alteração que possa ser risco para a grávida e seu bebé, existem protocolos seguros para atendimento da grávida nos três trimestres.

 

A gravidez aumenta a possibilidade do surgimento de cáries? VERDADE

Devido às alterações hormonais no período da gravidez, existe um aumento de vascularização periférica, juntamente com a diminuição do fluxo e da ação protetora da saliva. Outro ponto importante que deve ser tido em consideração, é que durante a gravidez, em muitos casos, ocorre a diminuição dos cuidados com a saúde oral. Por isso, é essencial manter uma boa escovagem, o bochecho diário com elixires apropriados e o uso de fio dental após as refeições.

 

É importante ir ao dentista durante a gravidez? VERDADE

O acompanhamento médico-dentário é importante para a prevenção e tratamento de distúrbios já existentes. Esse cuidado evita possíveis transtornos que podem se agravar durante a gestação.

 

Sabia que….

…..existem problemas relacionados com a saúde oral que podem levar a um parto prematuro, pondo em risco a grávida e o bebé?

…..as bactérias que estão envolvidas na periodontite (doença das gengivas e tecidos de suporte dentário) podem circular  pelo  corpo através dos vasos sanguíneos, não ficando apenas restritas à boca?

…….quando um agente infecioso chega ao útero de uma grávida, o sistema imunológico tende a aumentar a produção de prostaglandina, substância que induz o parto?

 

VOLTAR LISTA

MAIS INOVAÇÕES

Facetas Dentárias em Cerâmica

As facetas em porcelana são uma alternativa de tratamento minimamente invasiva, que restaura e melhora a aparência, formato, harmonia e cor dos dentes, com excelentes resultados estéticos.

LER MAIS

Medicina Dentária Integrativa e Biológica

A Medicina Dentária Integrativa e Biológica é uma abordagem inovadora que combina os princípios da medicina tradicional com métodos holísticos e avanços científicos para promover a saúde oral e geral. Esta abordagem coloca um forte foco na prevenção, tratamento e manutenção da saúde oral através de métodos naturais e minimamente invasivos, visando não só a saúde dos dentes e gengivas, mas também o bem-estar global do paciente.

LER MAIS

Ortodontia Invisível

A utilização de aparelhos metálicos inestéticos já não é uma imposição para se submeter ao tratamento ortodôntico.
Soluções como as placas alinhadoras transparentes ou os Aparelhos Linguais estão indicados para pacientes mais exigentes com a estética!

LER MAIS