Ortodontia Invisível
Para quem pretenda que durante o seu período de tratamento, o aparelho seja totalmente despercebido por terceiros, a solução é recorrer à Ortodontia invisível.
Atualmente a Ortodontia Invisível é realizada essencialmente através de duas técnicas: a Ortodontia Lingual e a Ortodontia com a utilização de Alinhadores transparentes.
Ortodontia Invisível – Aparelho Lingual
O Aparelho Ortodôntico Lingual consiste num aparelho similar ao convencional metálico, mas colocado na face interna dos dentes, sendo impercetível a terceiros. Para evitar o desconforto e a dificuldade na articulação de alguns fonemas na fase inicial, o aparelho é de dimensões mais reduzidas que o convencional. A técnica, por ser mais complexa e laboriosa não está indicada em todos os casos, podendo mesmo assim ser utilizada na grande maioria.
Vantagens: Completamente invisível, não depende da colaboração do paciente.
Ortodontia Invisível – Alinhadores Transparentes
A correção do posicionamento dentário pode também ser conseguida através de placas alinhadoras transparentes. Esta técnica, muito popularizada nos Estados Unidos pela marca Invisalign e seguida depois por grandes marcas da ortodontia (Spark, etc), consiste na utilização de uma série de alinhadores transparentes e removíveis que são substituídas consecutivamente em intervalos de uma a duas semanas.
Cada alinhador é fabricado individualmente para cada arcada dentária. À medida que os alinhadores vão sendo substituídos os dentes vão-se movendo pouco a pouco até estarem alinhados na posição final prescrita pelo seu médico dentista ortodontista. Embora o número de alinhadores varie de indivíduo para indivíduo, um tratamento completo inclui normalmente entre 18 a 36 alinhadores para os dentes superiores e inferiores. Isto corresponde a uma duração de cerca de 9 a 18 meses de tratamento, dependo da especificidade do caso.
Vantagens: Higiene oral facilitada, Maior conforto.
VOLTAR LISTA
MAIS INOVAÇÕES
Terapia Guiada por Biofilme
Uma nova abordagem na Profilaxia ProfissionalO Biofilme Dentário é a principal causa geradora de cárie dentária e infecções nos tecidos de suporte dos dentes (Periodontite) e Implantes (Peri-Implantite). Actualmente sabe-se que a doença periodontal aumenta o risco de doenças sistémicas como diabetes, artrite, problemas cardiovasculares e respiratórios. Para manter o nível de biofilme dentário controlado é necessário ter hábitos […]
Medicina Dentária Integrativa e Biológica
A Medicina Dentária Integrativa e Biológica é uma abordagem inovadora que combina os princípios da medicina tradicional com métodos holísticos e avanços científicos para promover a saúde oral e geral. Esta abordagem coloca um forte foco na prevenção, tratamento e manutenção da saúde oral através de métodos naturais e minimamente invasivos, visando não só a saúde dos dentes e gengivas, mas também o bem-estar global do paciente.