Clínica Prof. Machado Capelas – Medicina Dentária

Ortodontia Invisível

Há não muito tempo atrás, a correção ortodôntica era vista como um tratamento exclusivo para crianças e adolescentes. Com o tempo e a evolução das técnicas e materiais (que permitiram também uma redução significativa na duração do tratamento) tem-se vindo cada vez mais a realizar tratamentos desta especialidade em adultos. Como resultado a indústria tecnológica tem trabalhado no sentido de melhorar os aspectos estéticos dos aparelhos introduzindo aparelhos fixos com braquetes (componente do aparelho que é fixo aos dentes) cada vez mais pequenos, e de materiais não metálicos (plástico, porcelana, safira, etc.) numa tentativa de conseguir que o período de tratamento seja o mais possível esteticamente satisfatório.
No entanto, para quem pretenda que durante o seu período de tratamento, o aparelho seja totalmente despercebido por terceiros, a solução é recorrer à Ortodontia invisível.

Actualmente a Ortodontia Invisível é realizada essencialmente através de duas técnicas: a Ortodontia Lingual e a Ortodontia com a utilização de Alinhadores Transparentes.

O Aparelho Ortodôntico Lingual consiste num aparelho similar ao convencional metálico, mas colocado na face interna dos dentes, sendo imperceptível a terceiros. Para evitar o desconforto e a dificuldade na articulação de alguns fonemas na fase inicial, o aparelho é de dimensões mais reduzidas que o convencional. A técnica, por ser mais complexa e laboriosa não está indicada em todos os casos, podendo mesmo assim ser utilizada na grande maioria.

A correção do posicionamento dentário também pode ser conseguida através de Alinhadores Transparentes. Esta técnica, consiste na utilização de uma série de placas transparentes e removíveis (Alinhadores) que são substituídas consecutivamente em intervalos de uma a duas semanas. Cada alinhado é fabricado individualmente para cada arcada dentária. À medida que os alinhadores vão sendo substituídos os dentes vão-se movendo pouco a pouco até estarem alinhados na posição final prescrita pelo seu médico dentista ortodontista.

Por outro lado a filosofia do tratamento ortodôntico, por parte dos profissionais, tem vindo também modificar-se. O objectivo principal do tratamento ortodôntico será sempre conseguir harmonia facial, e o plano de tratamento visa conseguir um equilíbrio entre o tratamento estético e funcional mas hoje em dia ele é cada vez mais centrado nas aspirações do paciente, que privilegia frequentemente o resultado estético e recusa muitas vezes o tratamento ortodôntico convencional por razões sociais ou relacionadas com a actividade profissional.

Por estes e outros motivos, a ortodontia é cada vez mais um recurso ao alcance de todos para alcançar o sorriso que desejamos!

"A utilização de aparelhos metálicos inestéticos já não é uma imposição para se submeter ao tratamento."
CLÍNICA PROF. MACHADO CAPELAS