Qual a idade certa para ir ao Dentista pela 1ª vez?

Garantir uma boa saúde oral dos mais pequenos é uma preocupação que suscita diversas dúvidas aos pais, principalmente no que diz respeito ao momento adequado para levar os pequenos à sua primeira consulta no dentista.

A verdade é que após o crescimento dos primeiros dentinhos podem começar a surgir as primeiras complicações, pelo que se recomenda que a primeira visita ao dentista se realize entre os 6 meses e o primeiro ano de idade.

A primeira consulta normalmente consiste numa avaliação simples que tem como objectivo primordial analisar a saúde oral do bebé e avaliar o desenvolvimento dos dentinhos. Habitualmente o médico dentista no final da avaliação, fornece aos pais as melhores orientações sobre a realização da higiene oral do bebé e quais as escovas e dentífricos adequados à sua dentição.

Outra questão que costuma preocupar os pais na primeira consulta é o medo e ansiedade que esta pode despoletar nas crianças, mas não se preocupe, porque a equipa de médicos dentistas de Odontopediatria tem formação específica para lidar com estes receios e são dotados de uma capacidade nata para tornar a consulta numa experiência positiva, tranquila e até mesmo divertida. Para além disso, as crianças que começam desde cedo a frequentar o consultório do médico dentista, tendem a perder o receio às consultas e posteriormente tendem também a criar hábitos saudáveis no que diz respeito a saúde oral.

A Odontopediatria é a área da medicina dentária que se dedica à saúde oral de bebés, crianças e jovens até por volta dos 15 anos, garantindo que chegam à idade adulta sem qualquer tipo de problema não tratado.

 

Quais são os tratamentos dentários para crianças?

Apesar de alguns tratamentos se assemelharem aos tratamentos prestados aos adultos, a Odontopediatria tem especificidades próprias que estão relacionadas não só com as características próprias de se tratar de um paciente em crescimento mas também tem em conta as necessidades acrescidas em termos de cooperação com os tratamentos e sempre com muito foco na prevenção dos problemas orais.

Alguns destes tratamentos podem ser:

• Monitorização do Controlo da placa bacteriana; Instruções à Higiene Oral;

• Aplicação Tópica de Flúor;

• Aplicação Tópica de Selantes de fissuras;

• Acompanhamento Ortodôntico Preventivo: controle da erupção e posição dentária;

• Tratamento restaurador da Cárie Dentária.

VOLTAR LISTA

MAIS INOVAÇÕES

Ortodontia Invisível

A utilização de aparelhos metálicos inestéticos já não é uma imposição para se submeter ao tratamento ortodôntico.
Soluções como as placas alinhadoras transparentes ou os Aparelhos Linguais estão indicados para pacientes mais exigentes com a estética!

LER MAIS

Sedação

Para tratamentos mais demorados, ou com maior complexidade, a clínica disponibiliza a sedação endovenosa, uma anestesia que assegura a máxima tranquilidade ao longo de todo o procedimento.

LER MAIS

Facetas Dentárias em Cerâmica

As facetas em porcelana são uma alternativa de tratamento minimamente invasiva, que restaura e melhora a aparência, formato, harmonia e cor dos dentes, com excelentes resultados estéticos.

LER MAIS