Alimentação e Saúde Oral: Quais os nutrientes mais importantes

Para a maioria dos nossos pacientes, já não é novidade nenhuma que ter hábitos alimentares saudáveis tem uma forte correlação com a saúde oral.

Da mesma forma que o consumo regular de alimentos/bebidas com açúcar tem grande influência no aparecimento de cáries, existem muitas alternativas alimentares que são extremamente benéficas para tornar os dentes e as gengivas mais fortes e saudáveis.

Uma dieta equilibrada e bem informada pode ser essencial para a manutenção de uma boa saúde oral!

A pensar nessa questão, decidimos reunir os nutrientes mais importantes, que consideramos imprescindíveis:

 

Cálcio

Apesar de o cálcio estar mais relacionado com o fortalecimento dos ossos, a realidade é que a falta deste mineral também pode ser prejudicial para a estrutura dentária.Uma das principais consequências da ausência do cálcio é a doença periodontal, visto que os dentes tendem a ficar mais fragilizados e susceptíveis ao ataque das bactérias.

 

Vitamina D

A vitamina D tem um papel fundamental na saúde oral, ainda que seja de forma indirecta, ou seja, este nutriente é o responsável pela regulação dos níveis de cálcio no organismo, que consequentemente se torna fundamental para evitar a inflamação das gengivas e tornar a saúde oral ainda mais forte.

 

Fibras

Os alimentos ricos em fibras necessitam de maior tempo de mastigação para serem triturados. Este processo ajuda a remover as impurezas da superfície dentária devido ao aumento da produção de saliva. O consumo de fibras ajuda a manter a saúde oral em dia, contudo não deve ser a única forma de limpeza.

 

Vitamina C

A vitamina C é uma excelente aliada uma vez que mantém a vitalidade da saúde oral. Com o aumento da imunidade contra infecções, a vitamina C ajuda a evitar a gengivite e a periodontite.

 

Água

O consumo de água é importante para ajudar a eliminar os detritos, açúcares e ácidos que ficam nos dentes após a ingestão de bebidas e alimentos. Além disso, a maioria das águas contém flúor o que ajuda a aumentar a resistência à acção bacteriana.

 

Estes são alguns dos nutrientes que são benéficos e que têm uma contribuição bastante positiva para a manutenção de uma boa saúde oral. Para garantir que tem uma alimentação adequada face à sua situação dentária, consulte o seu médico dentista para ajudá-lo a identificar as suas necessidades.

Na Clínica Prof. Machado Capelas cuidamos de cada paciente na sua perspectiva individual, caso necessite de um acompanhamento não hesite em contactar-nos.

VOLTAR LISTA

MAIS INOVAÇÕES

Ortodontia Invisível

A utilização de aparelhos metálicos inestéticos já não é uma imposição para se submeter ao tratamento ortodôntico.
Soluções como as placas alinhadoras transparentes ou os Aparelhos Linguais estão indicados para pacientes mais exigentes com a estética!

LER MAIS

Terapia Guiada por Biofilme

  O Biofilme Dentário é a principal causa geradora de cárie dentária e infecções nos tecidos de suporte dos dentes (Periodontite) e Implantes (Peri-Implantite). Actualmente sabe-se que a doença periodontal aumenta o risco de doenças sistémicas como diabetes, artrite, problemas cardiovasculares e respiratórios. Para manter o nível de biofilme dentário controlado é necessário ter hábitos […]

LER MAIS

Medicina Dentária Integrativa e Biológica

A Medicina Dentária Integrativa e Biológica é uma abordagem inovadora que combina os princípios da medicina tradicional com métodos holísticos e avanços científicos para promover a saúde oral e geral. Esta abordagem coloca um forte foco na prevenção, tratamento e manutenção da saúde oral através de métodos naturais e minimamente invasivos, visando não só a saúde dos dentes e gengivas, mas também o bem-estar global do paciente.

LER MAIS