Radiologia 3D

O que é Radiologia Dentária 3D e como funciona?

Quando se fala em radiologia dentária 3D estamos a referir-nos à utilização de uma nova tecnologia de tomografia especialmente dirigida para a medicina dentária – a Tomografia de feixe cónico  (CBCT – Cone Beam Computed Tomography). O CBCT é um novo exame utilizado em todas as áreas da medicina dentária que permite obter imagens em 3D de toda a dentição do paciente e assim facilitar o diagnóstico e plano de tratamento.

As radiações limitadas recebidas pelo paciente, assim como a qualidade de imagem proporcionada pela CBCT, fazem desta ferramenta de radiologia dentária, um componente muito valioso na medicina dentária. A imagem 3D permite obter resultados mais precisos e apresenta muitas vantagens face à radiografia panorâmica 2D.

Radiologia 3D Clínica Prof. Machado Capelas

Como funciona o CBCT?

Ao contrário do que acontece com as radiografias  2D, a tecnologia 3D permite ter uma visão em 3 dimensões, ou seja, permite-nos ter em conta a profundidade.

Ao invés de capturar em pixels um quadrado (comprimento x altura), a radiologia 3D captura em voxel um cubo (comprimento x altura x profundidade). Estas diferenças na captura das imagens e do resultado obtido apresentam-nos algumas vantagens “diagnósticas” face ao efetuado em 2D.

Vantagens e aplicações do CBCT

– Qualidade e precisão da imagemCom uma resolução entre 0,1-0,2 mm, a precisão das imagens é extraordinária. Este aspecto é de enorme importância quando lidamos com planificação cirúrgica para as quais precisamos de exatidão total da dimensão e posição das estruturas, tais como: osso alveolar, nervos e vasos;

– Identificação e visualização detalhada de estruturas anatómicas anatómicas importantes no planeamento de tratamentos como o nervo alveolar inferior, seios maxilates, fossas nasais, articulação temporomandibular, etc.;

-Visualização detalhada das raízes dentárias e estruturas de suporte dos dentes permitindo identificar melhor cáries dentárias, quistos e fraturas dentárias;

-Baixa emissão de radiação
Devido à sua capacidade de intensificação de imagem, o tempo de exposição é muito menor comparativamente ao TC convencional. Além disso, é possível escolher a zona que queremos analisar, tornando-se menor a zona irradiada.

-Comodidade e rapidez
O tempo necessário para efetuar o exame é muito curto ( cerca de 3 minutos), sendo rápido também o processamento da imagem, logo o resultado do exame estará pronto quase de imediato. Não é necessário qualquer tipo de preparação prévia e a posição da cadeira é muito confortável.

VOLTAR LISTA

MAIS INOVAÇÕES

Facetas Dentárias em Cerâmica

As facetas em porcelana são uma alternativa de tratamento minimamente invasiva, que restaura e melhora a aparência, formato, harmonia e cor dos dentes, com excelentes resultados estéticos.

LER MAIS

Terapia Guiada por Biofilme

  O Biofilme Dentário é a principal causa geradora de cárie dentária e infecções nos tecidos de suporte dos dentes (Periodontite) e Implantes (Peri-Implantite). Actualmente sabe-se que a doença periodontal aumenta o risco de doenças sistémicas como diabetes, artrite, problemas cardiovasculares e respiratórios. Para manter o nível de biofilme dentário controlado é necessário ter hábitos […]

LER MAIS

Ortodontia Invisível

A utilização de aparelhos metálicos inestéticos já não é uma imposição para se submeter ao tratamento ortodôntico.
Soluções como as placas alinhadoras transparentes ou os Aparelhos Linguais estão indicados para pacientes mais exigentes com a estética!

LER MAIS